|
Considerando o Parecer CEED 740/99, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a LDB 9394/96 – Artigo 41 – Capítulo II da Educação Profissional – e os Referenciais para Educação Profissional nos cursos de Formação Inicial e Continuada e nos Cursos Técnicos de Nível Médio, aproveitando as competências adquiridas.
Adequação dos critérios de aproveitamento de conhecimentos e experiências anteriores diretamente relacionados com o perfil profissional da conclusão;
Verificar com que critérios e como a Escola procederá para aproveitar esses conhecimentos e experiências anteriores, observando que aqueles adquiridos em Cursos Básicos ou no Trabalho ou por outros meios informais serão necessariamente mediante avaliação do aluno.
Serão considerados para o aproveitamento de conhecimentos e experiências anteriores:
- Certificados e Diplomas de cursos de Ensino Médio e Educação Profissional, que tenham disciplinas, módulos, projetos e/ou atividades cursadas pelo aluno, compreendendo a formação das competências e habilidades requeridas no curso;
- Preenchimento de relatórios de acompanhamento por parte do aluno interessado, descrevendo os processos, rotinas e procedimentos realizados no trabalho, para o aproveitamento da experiência profissional;
- Apresentação da documentação oficial de vinculação empregatícia ou Declaração do Empregador que comprove a duração da mesma;
- Preenchimento, por parte do EMPREGADOR, de relatório de validação das atividades desenvolvidas e os processos, rotinas e procedimentos envolvidos no cotidiano do trabalho do aluno interessado no aproveitamento da experiência anterior;
- A critério da Coordenação do Curso e, mediante justificativa devidamente fundamentada, será aplicada avaliação teórica e/ou prática aos alunos que pretendam aproveitamento de estudos e que comprovem documentalmente, através de Certificados e Diplomas de cursos de Ensino Médio e Educação Profissional, o desenvolvimento das habilidades e competências requeridas;
Obrigatoriamente, aos que comprovem experiências anteriores contribuintes para o desenvolvimento das habilidades e competências requeridas, será aplicada avaliação teórica e/ou prática, versando sobre as bases tecnológicas a serem dispensadas. |